pela saúde

Campanha distribui aventais para profissionais da saúde em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Unicred (Divulgação)

O cenário de falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) é uma constante preocupação para profissionais da saúde no contexto da pandemia de coronavírus. Para driblar a situação, profissionais e empresários decidiram unir esforços e ideias para produzir EPIs por conta própria. A ação ganhou apoio da campanha  'Coopera Contra o Vírus', e passou a produzir, desde meados de março, máscaras, protetores faciais e, principalmente, aventais para quem atua nos hospitais.

Suspensão de atividades da UFSM é prorrogada por mais 30 dias

A iniciativa partiu do médico anestesiologista Eduardo Monteiro. Além dele, a enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) Karla Oliveira, o responsável pelo almoxarifado do Hospital de Caridade, Gilmar Comasseto, e a farmacêutica da Unimed Catiusca Santos organizaram grupos para a produção dos aventais impermeáveis, que seriam usados pelas equipe de saúde.

- A solução foi encontrada na cooperação entre vários profissionais e empresas da cidade que se engajaram para realizar a produção do material de forma local e voluntária para três hospitais da nossa cidade. Tivemos o objetivo de alcançar a produção média de 650 aventais - conta o doutor Monteiro.

Rio Grande do Sul ultrapassa a marca de 2,2 mil casos de coronavírus

O tecido especial necessário para a confecção, foi comprado no comércio local de Santa Maria graças a uma doação do Instituto Unicred RS, que contribuiu com R$ 21.200. Foram comprados 1.750 metros do tecido, divido em 800 metros para o Husm, 800 metros para o Hospital de Caridade e 105 metros ao Hospital da Unimed. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

O médico Flávio Cabreira Jobim, presidente da Unicred Ponto Capital, acredita no projeto pela sua coletividade. Ele destaca o cooperativismo entre os colegas da classe da saúde.

 - Apesar do delicado período em que estamos vivendo, o cooperativismo e o auxílio ao próximo estão cada vez mais visíveis. Nossa intenção é sempre contribuir para erradicar esta pandemia e assim, juntos, buscarmos um amanhã melhor - comenta.

O auxílio comentado por Jobim pôde ser visto na prática já que a produção dos aventais contou com voluntários. Atualmente, "as agulhas não param", e mais aventais são feitos.

No Hospital de Caridade, já foram feitos 300 aventais. Lá, são 12 costureiras voluntárias. Mais 300 foram produzidos no Husm, com apoio de seis voluntários, entre enfermeiras, professores e ativistas. No Hospital da Unimed, foram mais 50 aventais produzidos por duas voluntárias da saúde.

Infectologistas aconselham evitar visitas às mães neste domingo

Além da Unicred, o projeto contou com o apoio de Giuliano Vendrusculo, sócio e diretor administrativo do Diário.

A CAMPANHA
A arrecadação para a  Coopera Contra o Vírus é promovida pelo Instituto Unicred RS, um braço social da Unicred. Até o momento, já foram arrecadados mais de R$ 342 mil em todo Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas por pessoas ligadas à Unicred ou não.

COMO DOAR

  • Unicred - 136
  • Agência - 2710
  • Conta - 603454-3
  • CNPJ - 28.450.078/0001-27

As arrecadações são direcionadas para os hospitais da região de origem das doações, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, onde também há uma agência da Unicred Ponto Capital.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande do Sul ultrapassa a marca de 2,2 mil casos de coronavírus Anterior

Rio Grande do Sul ultrapassa a marca de 2,2 mil casos de coronavírus

Próximo

MPF constata que Hospital Regional só tem cinco leitos de UTI funcionando

Saúde